A reportagem exibida no Esporte Espetacular, da rede Globo, que conta a história de uma freira acreana apaixonada por futebol, venceu na Espanha, um dos mais importantes prêmios da imprensa esportiva mundial, o International Sports Press Association (AIPS Awards de 2023), na categoria de vídeo em curta-metragem.
A AIPS foi criada em 1924 durante os Jogos Olímpicos de Paris com o objetivo de representar o jornalismo esportivo. A entidade conta atualmente com integrantes em 161 países e a sede atual do órgão fica em Lausanne, na Suíça.
Ao todo, 1887 reportagens, de 140 países, foram inscritas nas mais diversas categorias. A matéria "Irmã Isabela", que é de autoria do produtor Gustavo Rotstein, do repórter Kiko Menezes, do repórter cinematográfico Edu Bernardes e dos editores Matheus Guaresi e Alexandre Buri, conta a história de uma freira que vive na cidade de Rodrigues Alves, perto da fronteira do Brasil com o Peru.
A irmã Isabela, começou a jogar futebol aos cinco anos de idade. Em 2017, mesmo após ter se tornado freira continuou a jogar futebol. A freira, que é fã de Cristiano Ronaldo e Marta, diz que o esporte é um meio de levar sua fé para as outras pessoas.
Da Redação
.png)
